Notícias

Desafios
10/06/2018
O avanço da tecnologia na saúde traz uma série de desafios e dificuldades que ainda devem ser superadas. Em relação aos Wearables é fundamental que os equipamentos em desenvolvimento sejam compactos, de fácil utilização e custo acessível. A acurácia na coleta dos dados é fonte de discussão atual e vários protótipos já existentes no mercado são objeto de pesquisa para identificar sua eficência e validar sua aplicação clínica em larga escala. A monitorização e telemetria de sinais vitais é uma nova forma de prover saúde criada pela necessidade de cuidados em uma população idosa em constante crescimento
Outra limitação importante está relacionada com a conectividade e a qualidade da internet no Brasil. Apesar de hoje ser possível o acesso à internet em áreas remotas da Amazônia através de links de satélite e fibra ótica, estimativas da Anatel apontam que 75% das residências do país não têm acesso à conexão de banda larga. A resistência e o preconceito no uso da tecnologia tanto pelos profissionais de saúde como pelos pacientes constituí-se em barreira cultural relevante que deve ser considerada na implementação de sistemas de telemedicina.
A Revolução tecnológica na saúde já está em curso. É preciso avaliar o custo efetividade na implementação de novas soluções para antigos problemas. Este é compromisso da comunidade científica, empreendedores e dos parques tecnológicos em busca da autossustentabilidade, eficiência e geração de novos negócios para a transformação de um mundo melhor e mais saudável.

Fonte: Dr. Luciano Eifler
Adaptação: Dr. Lúcio Dornelles
Fonte da imagem: http://www.muhm.org.br/userfiles/image/imagens/banner_desafios2.jp
Realização
Apoio
Expositor
Organização

Fale Conosco

Contato

Fone

(51) 3093-2777 | (51) 3094-2777

Secretaria

Luiz Basso Produções e Eventos

Telefones: +55 51 3093-2777 / 3094-2777
E-mail: emergenciars@luizbasso.com.br

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 1403 sala 1309
CEP: 90650-002
Porto Alegre/RS