Trabalhos

Certificados disponíveis no painel do inscrito: Clique aqui!

Acesse os anais aqui!

 

NORMAS PARA REDAÇÃO E REMESSA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS E CASOS CLÍNICOS

1 - NORMAS GERAIS

- Ao inscrever seu trabalho, o autor estará automaticamente autorizando o evento Emergência RS a publicar a obra de sua autoria (resumo), em publicação online, impressa, CD-ROM ou em qualquer outra mídia.

- Todos os trabalhos científicos aceitos e apresentados na modalidade pôster serão publicados nos Anais Online do Evento Emergência RS – Desastres e Catástrofes.

 

- Os trabalhos deverão estar relacionados com as áreas de Resposta a Desastres, Gestão de Crise, Ajuda e Campanhas Humanitária e Capacitação de Profissionais. O autor deve indicar qual a área em que o trabalho se enquadra.

- Serão aceitos resumos oriundos de pesquisas científicas, produção e inovação tecnológica, revisões sistemáticas, integrativas ou narrativas, relato de experiência e casos clínicos.

- Não serão aceitos trabalhos com colocações como: “os resultados serão apresentados” ou “os dados serão analisados”, etc.

- Os trabalhos deverão ser revisados antes do envio, pois não serão aceitas modificações após a submissão.

- Deverão ser encaminhados resumos para a seleção e os trabalhos científicos aceitos serão apresentados sob a forma de pôsteres impressos. Alguns destes, julgados por critérios de força científica, relevância clínica e inovação, concorrerão à premiação.

- A submissão dos resumos dos trabalhos será realizada apenas pelo site oficial do Evento.

É necessário ficar atento às questõs éticas da pesquisa: Se o trabalho envolve pesquisa com seres humanos, é obrigatório incluir no corpo do resumo o nu?mero CAAE ou o número do protocolo de submissão ao Comitê de Ética;

Já se o trabalho envolve pesquisa com animais, é obrigatório incluir no corpo do resumo o número do protocolo de submissão ao CEUA.

Somente os trabalhos aprovados e apresentados estarão no livro de resumos digital que estará disponível após o Evento.

 

2 - FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

Regras para Formatação e Submissão

Resumos:

O texto do resumo deve ter até 2500 caracteres, contando espaçamentos;

Não serão permitidos tabelas ou figuras nos resumos;

As abreviaturas devem ser colocadas entre parenteses após a palavra completa aparecer pela primeira vez;

A descrição do trabalho deve estar estruturada da seguinte forma: Introdução, Método, Resultados e Conclusões. Devendo o texto ser objetivo e conciso com informações essenciais em cada uma de suas sessões;

Não serão aceitos trabalhos com colocações como: “os resultados serão apresentados” ou “os dados serão analisados”, etc…

As referências bibliográficas não devem ser incluídas no texto;

Serão aceitos resumos em português, espanhol e Inglês, porém os trabalhos selecionados para apresentação não terão tradução simultânea.

 

3 - ELEMENTOS DO RESUMO

- O corpo do trabalho deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: INTRODUÇÃO, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS E DISCUSSÃO e CONCLUSÕES. Não poderão ser incluídas TABELAS e FIGURAS.

- As REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS deverão constar no seu respectivo campo.

As citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas por número e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas de Vancouver. As citações deverão estar na ordem em que aparecem no resumo, de forma contínua, com o número da referência.

 

4 - AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento, que atenderá os seguintes critérios:

- Somente serão considerados para avaliação os trabalhos que cumprem a presente Norma para Redação e Remessa de Trabalhos Científicos.

- Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios de rigor científico, adequação metodológica e coerência entre objetivos e conclusões.

- Serão aceitos somente três trabalhos, sendo 02 trabalhos científicos e 01 caso clínico, por autor - (primeiro autor – que deverá ser a mesma pessoa que submeterá os trabalhos).

- Trabalhos que caracterizem subdivisão, ou seja, trabalhos redigidos a partir de um conjunto de variáveis e dados oriundos de um mesmo delineamento experimental, poderão ser rejeitados a critério da Comissão Científica.

- Os trabalhos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções.

- A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

 

5 – SUBMISSÃO DE CASOS CLÍNICOS

- Serão aceitos casos clínicos de interesse prático nas áreas Resposta a Desastres, Gestão de Crise, Ajuda e Campanhas Humanitária e Capacitação de Profissionais.. O tema em questão deve ser atual e importante dentro do contexto profissional que o Emergência RS – Desastres e Catástrofes possui.

Os casos clínicos serão aceitos ou rejeitados, não havendo retorno ao autor para correções.

A Comissão Científica é soberana nas suas decisões.

- No momento da inscrição o autor deve indicar que se trata de um caso clínico.

- Elementos do Caso Clínico: O corpo do Caso Clínico deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: INTRODUÇÃO, DESCRIÇÃO (podendo envolver anamnese, sintomas, diagnósticos médico ou de enfermagem, diagnóstico diferencial, tratamento, medidas profiláticas, recomendações, resultados alcançados, repercussões, etc.) e CONCLUSÕES.

Não podem ser incluídas TABELAS e FIGURAS.

- As REFERÊNCIAS (BIBLIOGRÁFICAS) deverão constar no campo diferente do resumo.

As citações bibliográficas no texto deverão ser identificadas por número e as referências deverão ser relacionadas segundo as normas de Vancouver. As citações deverão estar na ordem em que aparecem no resumo, de forma contínua, com o número da referência.

 

6 - REMESSA DOS TRABALHOS/CASOS CLÍNICOS

- A submissão deverá ser feita somente via site do evento até a data estipulada.

- Cada autor (primeiro autor – que deverá ser a mesma pessoa que submeterá os trabalhos) poderá submeter até no máximo dois trabalhos científicos e um caso clínico.

- Idioma: Português, Espanhol ou Inglês.

- Não será autorizada a substituição do trabalho a ser publicado após o recebimento pela Comissão Científica.

- Os trabalhos serão apresentados na forma de pôster impresso.

 

7- CONFECÇÃO DO PÔSTER

O pôster será em formato impresso no tamanho de 90 cm de largura por 120 cm de comprimento (retrato). É fundamental manter a largura em 90 cm para não comprometer o espaço dos colegas ao lado.

Formatação:

Utilizar fonte Arial nos tamanhos de: 48 pontos negrito para o título, 32 pontos negrito para os dados dos autores e 28 pontos normal para texto.

As margens superior, inferior, direita, esquerda devem ser de 1,5cm.

As figuras usadas devem estar em uma resolução boa, sendo que o arquivo não pode exceder o tamanho exposto acima.

Legibilidade e recursos:

a) Utilizar os recursos disponíveis para o pôster despertar o interesse do público;

b) Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenada de alto a baixo ou da esquerda para a direita;

c) Numerar as unidades na ordem em que se desejar que sejam vistas, ou usar linhas de ligação para guiar o observador.

No pôster deverá constar:

a) O pôster deve ser identificado pelo número ID conforme o sistema de envio de trabalhos (#número) no canto esquerdo superior.

b) O título do pôster, que deve, obrigatoriamente, ser idêntico ao título do resumo submetido no site do evento;

c) Nomes dos Autores (conforme submetido no site) negrito, centralizado, com entidade de filiação; no rodapé da página;

d) Dados do Trabalho Técnico (Introdução, Metodologia, Resultados e Conclusões): Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas; utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e gráficos possíveis;

Recomendações:

a) Recomenda-se que as ilustrações (fotos, esquemas, tabelas equações) ocupem no máximo 40% da área total.

b) Prepare um pôster que mostre a ideia essencial de seu trabalho de forma didática visando a divulgação científica.

c) Todo material necessário para afixar o pôster no painel é de responsabilidade do autor. Recomendamos impressão em lona ou papel, com canaletas/bastão superior e inferior, para facilitar a fixação, pois os painéis são de fórmica (branca). Os pôsteres deverão ser fixados logo pela manhã do dia 17 de agosto, entre 8:00hs e 9:30hs e deverão ser retirados no dia 18 de novembro, a partir das 17hs. Os pôsteres não retirados serão descartados pela secretaria.

Quanto à apresentação:

a) Os resumos selecionados deverão ser apresentados sob a forma de pôsteres nos dias do Evento, conforme calendário de dias e horários, a serem informados por e-mail ao primeiro autor;

b) Um autor deverá estar ao lado de seu pôster para apresentá-lo ao avaliador no dia e horário estabelecido.

O apresentador deverá estar presente junto ao pôster no período que for determinado para apreciação da comissão científica. Deverá ser apto a apresentar o trabalho em não mais do que 5 minutos, assim como esclarecer eventuais dúvidas. Também deverá assinar a planilha de apresentação que estará com a comissão científica;

O apresentador que tiver mais de um trabalho para apresentar, deverá comunicar à comissão científica. Pois se não estiver presente quando a mesma passar para avaliar, será tido como trabalho não apresentado, logo não receberá certificado de apresentação do pôster e nem terá o resumo publicado nos Anais Online do Evento;

O Pôster poderá ser confeccionado em português, espanhol ou Inglês, de acordo com a linguagem enviada no resumo selecionado.

 

9 - DATA LIMITE

A data limite para submissão à Comissão Científica do Emergência RS – Desastres e Catástrofes é dia 24/07/2018 (a data já prorrogada).

O Aceite será divulgado no dia 03/08/2018.

A agenda das apresentações na modalidade pôster estará disponível no site no dia 03 de agosto de 2018.

 

10 - INFORMAÇÕES

Informações sobre a tramitação dos trabalhos podem ser obtidas pelo e-mail emergenciars@luizbasso.com.br.

Para enviar um trabalho, é necessário realizar sua inscrição.

Nova Inscrição Enviar trabalho / Painel do Inscrito

Realização
Apoio
Expositor
Organização

Fale Conosco

Contato

Fone

(51) 3093-2777 | (51) 3094-2777

Secretaria

Luiz Basso Produções e Eventos

Telefones: +55 51 3093-2777 / 3094-2777
E-mail: emergenciars@luizbasso.com.br

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 1403 sala 1309
CEP: 90650-002
Porto Alegre/RS